segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Viva! É a festa da democracia!

Como é bonito ver o povo e suas manifestações. A mobilização, o discurso pró e contra e a felicidade de dever cumprido depois do voto.
Uma pena talvez pela ausência de discernimento em apurar verdades e inverdades. Talvez até não seja tão somente a capacidade de olhar os fatos que nos rodeam, mas também uma preguiça coletiva de saber quem são os verdadeiros heróis e vilões de toda essa trama, se é que existem heróis e vilões na essência da palavra.
É, a educação falha + a memória evasiva + a preguiça de cada dia é o que nos move a esse caos infindo que nos circunda.
Lógico que acredito na bondade de nós brasileiros. Somos na maioria puros de coração. Mas são tantos calos de governos ditadoriais, de governos superinflacionados e de governos que confiscam o bem trabalhado, que adaptamos um tampão de olho na tentativa de não ver o que está diante dos olhos. Pior, lavamos as mãos em troca de qualquer alegria fulgás, quer seja um carnaval, uma Copa do Mundo ou até mesmo um Bolsa Família. Só depois do nosso pão e circo é que podemos nos calar diante de mensalões, de dólares na cueca, de obras superfaturadas e de tantas outras situações...

Multa por propaganda política antes do prazo previsto: - A gente paga!
Multa por material de campanha jogado nas ruas: - A gente paga! O importante é o bem estar! Nosso, claro!


E há quem diga que não sabia de nada!

Mas finalizando, acho que é demais mesmo pra nossas cabeças tanta responsabilidade. Como adquirir consciência, se ninguém nos ensinou a tê-la e a mesma não se compra no mercado?
Melhor continuar como estamos, pois afinal, se não sabíamos de nada a culpa não pode ser nossa!

tq

Nenhum comentário: